Como é uma sessão de recém-nascido?

Queridos,

Diariamente recebo muitos contatos de mães com dúvidas sobre é uma sessão de recém-nascido. Por se tratar de um momento tão delicado realmente este tipo de sessão merece atenção e cuidados especiais dos fotógrafos que se dedicam a este estilo tão belo. Por este motido decidi fazer este post para tirar as dúvidas mais freqüentes com relação às fotos de recém-nascidos.

DSCN2632bx

– O que é a fotografia de recém nascido?

A foto de recém-nascido é um estilo fotográfico muito comum nos Estados Unidos e Austrália e chegou no Brasil aos poucos, conquistando a todos com tamanha beleza e encantamento. A criança é fotografada com poucos dias de vida, captando seu encontro inicial com o mundo.

– Quando realizar o ensaio?

Para que as fotos tenham o diferencial proposto, o ideal é fazê-las quando o bebê estiver entre 05 e 15 dias de vida. Indicamos este período, pois é quando o bebê dorme mais e está completamente flexível. Entretanto, nada impedirá que seja fotografado com mais dias, sendo o recomendado que ocorra até no máximo 21 dias. Por este motivo recomendo aos pais que desejam contratar esta sessão o façam enquanto o bebê ainda não nasceu. Desta forma não terão que se preocupar com isto neste momento de tantas novidades com a chegado do novo membro da família.

– Quais são os diferenciais desse tipo de ensaio?

Os bebês, quando recém nascidos, dormem profundamente. Isso possibilita reproduzir a posição em que estava no útero materno, aproveitando a flexibilidade de seu corpinho, sem prejuízos. Isso permite uma maior criatividade nas fotos e uma delicadeza exclusiva. É um registro profissional, com um olhar artístico, que permitirá aos pais guardar para sempre a imagem do seu filho nos seus primeiros dias de vida.

– Como funciona o ensaio?

No dia do ensaio, é necessário tranquilidade no ambiente, porque ao lidar com bebês é preciso compreender que qualquer sintoma de nervosismo no ambiente é motivo para a criança se sentir estressada. No meu caso eu vou na casa do cliente, e levo todo o material e cenários que são compostos por tecidos limpos e acessórios esterilizados. É importante que o bebê esteja alimentado e trocado, já que esses cuidados proporcionam um soninho profundo, essencial para o ensaio.

Para este estilo de foto utilizo a luz natural, por sua suavidade e aconchego. Por isso sempre monto o cenário próximo a uma janela grande com bastante claridade como na foto abaixo.

_MG_0333bx

- E a segurança do bebê?

Eu priorizo a segurança e conforto do bebê, por isso não o coloco em nenhuma posição perigosa ou que o deixe em situação de desconforto, evitando qualquer pose que possa prejudicar suas articulações e circulação. Pertinho dele fica um aquecedor, justamente para que não sinta frio. Seu tempo é respeitado durante toda a sessão.

- Qual a duração da sessão de fotos?

A sessão normalmente compreende 3 a 4 horas. Este tempo é necessário, porque o bebê é o centro de nossa sessão e cada criança tem seu próprio tempo. Alguns são mais atentos, outros demoram a dormir, alguns sentem fome, ou seja, são imprevisíveis.

Aqui procurei listar as dúvidas mais comuns. Lembre-se este é o desabrochar de uma nova vida e o importante é registrá-la de forma segura, sensível e que transmita paz, aconchego e tranquilidade. Prepare-se para se apaixonar ainda mais pelo seu bebê!

IMG_2479

 

facebooktwittergoogle_pluspinterestmailby feather

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>